sábado, 6 de setembro de 2008

A SAGA DA MULHER-MARAVILHA



Postagem direcionada a leitora Valéria que fez um pedido muito bom por sinal que é a história que vem antes de "Crise Infinita", com certesa vamos atender ao seu pedido mas por hora fique com esta postagem,Aqui postamos um pequeno resumo da vida de Diana. O texto é um pouco longo, mas sem dúvida é muito bom. Relembra muita coisa da Princesa Amazona e lança algumas questões sobre seu futuro.

ATENÇÃO: o texto contém alguns spoilers de acontecimentos ainda inéditos por aqui. Mas na hora a gente avisa, tá?

Bem, aqui no Brasil, há muita gente que ainda não compreende um grande período na vida de Diana, pois sofremos com cortes de algumas edições que incluem até a morte da própria, algumas confusões como a entrada da heroína na clássica Sociedade da Justiça, a aparição de Moça-Maravilha e sua mãe Hipólita como membro da Liga da Justiça. Como nos Estados Unidos a heroína tem um forte papel na saga Crise Infinita (que marcará seu futuro, aliás), resolvi trazer um resumão sobre a vida desta grande personagem. Bem, para aqueles com medo de spoilers, eu avisarei quando o texto chegar ao momento atual nos states. Então, boa leitura e conheçam mais sobre a história da Mulher-Maravilha, inclusive alguns momentos "pulados" no Brasil.

:: DO BARRO SURGIREI E AO BARRO VOLTAREI

A história inicial da heroína grande parte dos leitores já conhece. Hipólita vivia na Ilha Paraíso ao lado de suas companheiras amazonas, mas sua solidão fez com que criasse uma pequena estátua de uma criança e pedisse aos Deuses Olimpianos para que esta virasse um ser humano de carne e osso. Assim surgiu Diana, uma das mais fortes amazonas. Mas quando sua mãe decidiu que queria mandar uma representante para o mundo dos homens, Diana foi sumariamente excluída da idéia. No entanto Diana, esperta que só ela, se disfarçou e competiu com suas irmãs amazonas para conseguir o objetivo. E para desespero de sua mãe, acabou conseguindo o desejado cargo. Logo, partiu para o "Mundo dos Homens", sob a alcunha de Diana Prince.

Mulher-Maravilha Porém, o destino da Amazona mudou. Durante a Crise nas Infinitas Terras, ela foi alvejada pelo Antimonitor e sofreu um retrocesso. Bem, no mundo pós-Crise, Diana apareceu como "Mulher-Maravilha" anos depois da aparição de outros heróis, e nunca se disfarçou com Diana Prince e nem chegou a ter um romance com Steve Trevor. E só atualmente se tornou membro da Liga da Justiça. O que traz as seguintes perguntas: em quem Donna Troy inspirou-se para se tornar a Moça Maravilha? Como os membros da Sociedade da Justiça ainda falam sobre a permanência dela na equipe? Como resolver a confusão? Isto foi um trabalho árduo de George Pérez e mais tarde, John Byrne, que conseguiram montar um enorme esquema para que o retrocesso se tornasse algo plausível, visto que a Mulher-Maravilha era um nome forte demais para ser tão recente.

:: DE VOLTA AO INÍCIO DE TUDO

As Deusas Olimpianas resolveram resgatar as almas de mulheres que foram injustiçadas pelos homens e morreram por suas mãos. Juntando estas almas e lhes dando um novo corpo, criaram-se as amazonas, mulheres fortes e guerreiras. Lideradas pelas irmãs Hipólita e Antíope. Elas criaram a cidade-estado Themyscira. Só que o improvável aconteceu: Hipólita apaixonou-se pelo filho de Zeus, Hércules, assim como sua irmã Antíope caiu de amores por Teseu. As duas acabaram traídas, aprisionadas e estupradas pelos homens, mas conseguiram unir forças para se rebelar e libertar-se. Antíope e um grupo de amazonas decidiram renegar o Olimpo e partiram, enquanto o grupo de Hipólita permaneceu para ser punida pelas deusas.

Família Maravilha Foram levadas para ser guardiãs de um grande mal aprisionado numa ilha, e lá formaram a Ilha Paraíso, rebatizada como Themyscira. Antíope caiu de novo sob os encantos de Teseu, e acabou assassinada pela amante do próprio. No fim, sua filha acabou comandando uma nova guerra contra os homens. Este grupo de amazonas converteu-se em um bando de assassinas e mercenárias, e fundaram a nação de Bana-Mighdall. Enquanto isto, um avião consegue ultrapassar a passagem do "Mundo dos Homens" para a Ilha Paraíso e cai sobre o lugar. No avião, estava Diana Trevor que, temendo a possibilidade de não conseguir retornar a seu mundo, uniu-se às amazonas. E esta provou ser guerreira, ao morrer ajudando as amazonas a aprisionar o mal que havia na Ilha.

Mas a alma de Hipólita não estava em paz: quando foi assassinada por seu marido em sua vida antes de reencarnar como amazona, estava grávida de uma menina. Com isto, a Rainha das Amazonas sempre sentia um certo vazio. Foi quando fez uma criança no barro e pediu a benção dos deuses, que deram à vida e assim surgiu uma das mais fortes e poderosas amazonas existentes, Diana - cujo nome veio em homenagem à falecida Diana Trevor. Até que o Olimpo exigiu que uma representante das amazonas fosse enviada ao "Mundo dos Homens", para ajudar contra as maquinações de Ares. Diana, proibida por sua mãe de participar, usou uma máscara e, com sua força fora do comum, venceu o torneio e se tornou a representante oficial do Olimpo. Usando um traje inspirado na bandeira que Diana Trevor trazia consigo no avião, Diana foi ao seu destino.

Mulher-Maravilha & Batman Ao chegar no "Mundos dos Homens", Diana foi acolhida na casa de Julia Kapetelis e sua filha, Vanessa. Mais tarde, recebeu a assessoria de Mindy Mayers, que apelidou a heroína de "Mulher-Maravilha" - pois se parecia com uma antiga heroína -, e a expôs ao mundo. Mas na sua primeira tentativa de mostrar a paz, foi atacada pela vilã Cisne de Prata. E desde então, sua missão ficou mais difícil com a aparição de outros vilões e pessoas com interesses escusos. Por outro lado, com muito esforço e a ajuda de muitos, ela acabou detonando os planos de Ares, que queria promover uma nova guerra. Mas a feiticeira Circe, conseguiu levar as amazonas de Bana-Mighdall para uma guerra contra Themyscira. As duas facções de amazonas se uniram contra um mal comum.

Enquanto isto, Hipólita recebeu de suas profetizas a terrível noticia de que sua filha iria morrer usando o uniforme da Mulher-Maravilha. Abusando de seu poder de rainha das amazonas, ela depôs Diana do cargo e fez um novo torneio, na qual Ártemis de Bana-Mighdall ganhou e foi ao mundo dos homens como a nova Mulher-Maravilha, enquanto Diana assumiu outro uniforme e usando seu nome como codinome. A tragédia é confirmada e Ártemis morre usando o uniforme amaldiçoado. Diana descobre sobre os planos de sua mãe, rompe relações com ela e reassume o uniforme. Mas o destino era de Diana: enquanto Ártemis volta à vida, Diana sofre seu triste destino nas mãos do demônio Neron. Como compensação, os Deuses Olimpianos a levam para o Olimpo, e transformam-a numa Deusa da Verdade.

:: CASTIGO ENTRE O PASSADO E PRESENTE

Mulher-Maravilha em dois tempos Como castigo por toda sua tentativa de driblar o futuro e impedir a morte já programada de sua filha, após a inevitável morte de Diana, Hipólita foi duplamente castigada. Ela teria que glorificar o nome de "Mulher-Maravilha" na Terra, e dividiria seu tempo em duas eras, na atual ela substituiria Diana na Liga da Justiça, e lutaria aos lados dos heróis como se fosse ela, e no passado, representaria a heroína à frente da Sociedade da Justiça. Com isto, John Byrne sanou um grande furo, pois agora teria uma explicação do nome da Mulher-Maravilha ser tão forte e por que a jovem Donna Troy assumiria o nome de Moça Maravilha, já que Diana era uma figura recente no "Mundo dos Homens".

Hipólita cumpriu sua jornada dupla por um bom tempo. E no passado, acabou fazendo uma jovem Diana Trevor se alistar no exercito, e lutar mostrando o que é a força feminina, inspirada em Hipólita. Sim, mais tarde, Trevor já adulta cairia na Ilha Paraíso, e seus atos inspirariam Hipolita a nomear sua filha como Diana Prince. Loucura né? Uma inspirou outra, que inspirou a outra... Enfim, Hipólita só se livrou do castigo quando sua filha voltou dos mortos e reassumiu o nome de Mulher-Maravilha.

:: RÉQUIEM PARA GUERREIRAS

Tragédias A vida da amazona de uma hora para outra foi se tornando uma grande tragédia, com a perda de várias pessoas amadas. Mindy Mayers foi assassinada por conta de sua vida desregrada. Durante a saga "Mundos em Guerra", Diana ficou seriamente ferida ao enfrentar o invasor Imperiex. Então sua mãe tomou seu lugar na luta, e sacrificou também sua vida para impedir o vilão. Ao mesmo tempo, a Ilha Paraíso foi praticamente destruída pelo combate. Pouco tempo depois, Donna Troy também foi assassinada ao lutar com uma versão robô de Superman.

Neste meio tempo, Vanessa, filha de sua amiga Julia, foi seqüestrada e transformada por implantes cibertrônicos na nova Cisne de Prata. Além de combater a filha de sua amiga, a heroína ainda teve que encarar que tais implantes estariam matando a jovem aos poucos. Não bastando esta sucessão de tragédias que atingiram a personagem e seus amigos, ela acabou iniciando um relacionamento com Trevor - não o Steve -, que também mais tarde, sacrificou sua vida para salvá-la. Percursora, convidada para trabalhar nos arquivos da Ilha, acabou sendo assassinada pelos invasores de Apokolips.

:: HEROÍNA DA RESISTÊNCIA

ATENÇÃO: a partir deste ponto, o artigo apresentará SPOILERS de fatos inéditos no Brasil. Leia por sua conta e risco.

Diana sempre se mostrou mais forte do que seus sentimentos mais íntimos. Enquanto seu avião invisível - na verdade, um ser alienígena - se ampliou e ajudou na reconstrução da Ilha Paraíso, ela iniciou uma nova missão de paz com o "Mundo dos Homens", tornando sua embaixada mais firme e atuante. Mas a pobre guerreira atraiu mais novos inimigos, como a empresária Veronica Cale e a ressuscitada Medusa, que lhe acabou custando sua visão. Não bastando isto, depois de intrigas feitas por Ares, a deusa Hera, numa bela crise de ciúmes, atingiu a Ilha Paraíso com sua ira. E as amazonas desta vez não puderam contar com o alienígena para reconstruir, que teve seus dons desgastados após ajudar Diana a impedir uma tragédia causada por um maremoto.

Sempre renascendo Isto seria apenas o inicio da derrocada, o traidor Maxwell Lord, líder dos Xeque-Mate - e assassino do Besouro Azul -, e cabeça do projeto de ciborgues assassinos, os OMACs, consegue controlar mentalmente Superman, que ataca Batman. No desespero de impedir que mais tragédias aconteçam nas mãos de Superman, Diana descobre que o único jeito de impedir o controle mental é matando Maxwell, e no auge da luta, degola o traidor. Sua atitude não foi vista com bons olhos por Batman e Superman, que a reprovaram. Sem apoio dos amigos, ela recebe dois grandes golpes: um funcionário de confiança da embaixada é na verdade um agente-espião do Xeque-Mate, e outra, o assassinato de Lord foi mostrado em todas as TVs do mundo, o que coloca a opinião pública contra a heroína.

Não bastando ser acusada e até presa pela morte de Lord, os OMACs assumiram uma nova diretriz: o extermínio dos meta-humanos, sendo que o principal alvo é a própria amazona, refugiada na Ilha Paraíso. Mas as coisas ficam difíceis quando os OMACs fazem um ataque massivo à ilha, fazendo Diana tomar uma difícil decisão: pedir aos Deuses Olimpianos que levem a Ilha Paraíso com eles. E com isto, ela se despede de suas irmãs amazonas e fica só para enfrentar os andróides. Assim, ela volta, libera seus empregados e fecha sua embaixada. Este é o destino da amazona até este momento, e a única coisa que sabemos é que na cronologia, após os acontecimentos de Crise Infinita, o mundo ficou um ano sem Mulher-Maravilha. E em julho sua revista será finalmente relançada.

Mas quem estará por trás da máscara? A própria Diana? Sua recente ressuscitada irmã Donna? Ou outra nova candidata? Isto, só o futuro dirá!

Um comentário:

Fernando Pinheiro disse...

Obrigado pelas explicações. Principalmente sobre a atuação da mãe dela como mulher maravilha. No final dos anos 90 parei de ler revistas e fiquei sem acomapanhar está época.

Fernando
fepessoal@yahoo.com.br